1° Encontro FIP
O 2º Encontro de Formação, Intervenção e Pesquisa (FIP): debatendo práticas docentes foi realizado em 21 de novembro de 2019, sob organização da professora Dra. Lília Santos Abreu-Tardelli, do Departamento de Estudos Linguísticos e Literários da UNESP de São José do Rio Preto.

3º Encontro de formação, Intervenção e Pesquisa : o papel dos gêneros textuais na divulgação das ciências
Nesta terceira edição do Encontro FIP, nosso objetivo é o de mostrar a importância do papel das Ciências da Linguagem para a divulgação científica.


Participantes e conferencistas






4º Encontro de Formação, Intervenção e Pesquisa
O ENSINO DO PORTUGUÊS BRASILEIRO COMO LÍNGUA DE HERANÇA
Organizadores:
Carla Silva-Hardmeyer (UNIGE, Associação Raízes e grupo ALTER-FIP)
Lilia Abreu-Tadelli (UNESP, grupo ALTER-FIP)
Joaquim Dolz (UNIGE, grupo FORENDIF)
27 e 28 de junho de 2022
O 4º Encontro FIP tem o objetivo de promover uma discussão a respeito do ensino do português brasileiro como língua de herança em diferentes contextos, mais especificamente, no contexto suíço, dando destaque ao papel das associações brasileiras.
Nessa perspectiva, temos três objetivos específicos.
- Contextualizar o ensino do português brasileiro como língua de herança, mostrando as implicações e especificidades desse ensino.
- Situar o ensino das línguas de herança (Língua e Cultura de Origem) na Suíça.
- Destacar as práticas de profissionais que atuam no ensino do português brasileiro língua de herança na Suíça.
5° Encontro FIP
Este evento destina-se a educadores, pesquisa- dores, estudantes e profissionais da área de Letras e Educação, bem como a todos os interessados em práticas de ensino de línguas e reflexões sobre a linguagem e suas implicações sociais e culturais. O objetivo desta edição é promover reflexões sobre práticas de ensino de línguas, explorando desde o agir até os gestos didáticos, além de proporcionar um espaço de compartilhamento de experiências entre educadores e pesquisadores, destacando o gênero textual como instrumento para o ensi- no de outros componentes curriculares à luz do Interacionismo Sociodiscursivo.









